Blog OesotericO

Cursos Esotéricos - Radiestesia - Radiônica - Magia - Feng Shui

O que é Esoterismo

Abr 132018

undefined

Você sabe o que é Esoterismo?

Para compreender o que é esoterismo é preciso aceitar que toda prática (religiosa ou não) no qual conhecimento é mantido em segredo do enorme público. Não se refere de uma religião, entretanto de um pensamento filosófico.

Essa filosofia afirma que alguns saberes religiosos, científicos ou espirituais são poderosos ou “perigosos” demasiado para serem difundidos ao enorme público, sendo preciso, que seu compartilhamento aconteça apenas em grupos selecionados de pessoas.

O esoterismo se confunde, em vários instantes com o ocultismo, mas a maior parte dos especialistas consideram que o ocultismo é apenas uma vertente mais específica do esoterismo. Dessa forma o ocultismo é uma ramificação exclusivamente espiritual desta corrente de pensamento mais ampla.

Colégios de pensamento que explicam o que é esoterismo

Nos conceitos dos dicionários, apesar de ajudem a compreender o que é esoterismo, estão distante de exaurir todas as dúvidas sobre o assunto, há uma enorme diversidade de escolas de pensamento que tentam decifrar o que é o esoterismo.

A confusão é concebível, observe o exemplo do ocultismo, esta prática religiosa apareceu antes do termo “esoterismo” ao menos ter sido formado. Então, como pode o ocultismo ter como um de seus pilares, o esoterismo? Dessa forma a resposta pode surpreender.

É que quando analisamos o que é esoterismo, podemos notar que este termo apareceu apenas por meados do século XVII, e foi aplicado retroativamente a práticas e ideologias filosóficos praticados nos séculos passados.

Dessa forma é seguro dizer que diversos filósofos da antiguidade praticavam o esoterismo, mas tais práticas recebiam outros nomes. Um exemplo é a “filosofia perene”, linha de pensamento criada na Grécia antiga (antes de Cristo).

A filosofia perene, derivada por diversas descobertas dos Impérios Gregos e Romanos na antiguidade, entendia que todas as religiões do mundo se encontravam unidas por uma verdade única e metafísica, e esta verdade é a origem de todas as doutrinas de pensamento presentes.

Esta categoria de pensamento é atualmente, considerada como uma linha esotérica pelo fato de suas discussões mais espirituais serem desenvolvidas de forma secreta e distante dos olhos do público.

Outra instituição de pensamento que exemplifica o que é esoterismo, é a que afirma uma forma de englobar todas as culturas na qual conhecimento ou prática são rejeitados por religiões populares ou pela comunidade científica.

Dessa forma religiões africanas e até mesmo cristãs não podem ser declaradas como esotéricas, já que seus ritos são muito conhecidos publicamente. Entretanto, certas práticas destas religiões podem com certeza ser classificadas de esoterismos, a exemplo de jogos de búzios ou mesmo a realização de exorcismos. Agora que você já sabe o que é Esoterismo, que tal visitar nosso site Aqui!

Comentários

Walmir09 maio, 2018Sobre a matéria muito boa, adoro este tipo de conteúdo

Novo comentário

Atom

Copyright © 2018 Blog OesotericO - Todos os direitos reservados